domingo, 11 de novembro de 2012

“Capoeira é um estilo de vida, um estado de espírito(…)”




Como não podia deixar de ser... tenho que falar sobre a Capoeira... mais do que um gosto, mais do que uma forma de vida... é uma parte de mim!!! 
Capoeira é música, poesia, festa, brincadeira, diversão e acima de tudo, uma forma de luta, manifestação e expressão do povo, do oprimido e do homem em geral em busca da sobrevivência, liberdade e dignidade!!
Ela servia para os escravos se defenderem dos feitores na época da abolição. Capoeira nessa época era crime e quem fosse pego praticando Capoeira era preso. Capoeira tem dois estilos: 
Capoeira Angola de Mestre Pastinha e Capoeira Regional de Mestre Bimba. 
A Capoeira, como Mestre Pastinha disse, é tudo que a boca come. E como o ar, sabemos que está lá, respiramos e precisamos dele... 
Nos tempos em que a vida na terra era plena, ninguém dava atenção aos homens notáveis, nem distinguiam o homem de habilidades... os governantes eram apenas os ramos mais altos das árvores e o povo como os cervos na floresta... eram honestos e justos sem se darem conta de que estavam "cumprindo o seu dever"... amavam-se uns aos outros, mas não sabiam o significado de "amar o próximo"... a ninguém iludiam, mas nenhum deles se julgavam "um homem de confiança"... eram fidedignos, mas desconheciam que isso fosse boa fé... viviam juntos em liberdade dando e recebendo, mas não sabiam que eram generosos... por esses motivos seus feitos não foram narrados... eles não deixaram história!

"Nunca discuta com um idiota. Ele leva a discussão até o nível dele e depois ganha pela experiência."


Capoeira é tudo isto....
É dança? É jogo? É lutaÉ tudo isso ao mesmo tempo? Parece que sim, e é isso que a torna tão complexa, tão rica, tão surpreendente. É luta, "das mais violentas e traiçoeiras", dissimulada, disfarçada em "brincadeira", jogo de habilidade física, astúcia, beleza... e muita malícia! 

É impossível para qualquer capoeirista, ouvir o toque do berimbau... a roda fechada... e não sentir  o corpo vibrar... é chegada a hora de gingar... "joga menino... mostra o que o mestre ensinou!!! e que ao cortar a planta... nossa semente brotou!!!" 



"Engaiolado num corpo flexível,
Leve como o ar,
Veloz como um raio
Audaz como um felino.
Que me guia em cada roda
Que me libra em cada esquiva
Que me faz cantar como o coração
E me faz transpirar, como as lágrimas.
Pelo perdão, pela falsidade,
Lembro-me do negro
do branco
do mulato
Lembro-me da dor e da solidão
Do amor que tenho por ti, Capoeira
No meu peito está contida a oração
Busco no além, forças em meu Deus
E no passo de cada ginga
Quando oro
No templo maior, eu corpo
Sinto as lembranças e as veias rígidas de uma juventude sofrida
Que, com mãos cálidas, aprendeu
A meia-lua e o aú
E, com olhar de sonhador
Lançar para o infinito."



Quando jogo capoeira meu corpo ora…


Quando oro


Quando jogo


Dissimulo e descubro meu artista interior, meu espírito!!!


O Importante não é nunca cair, mas sim levantar sempre... 


"A vida é como na roda... é preciso gingar sempre!!!"






p.s. Carpe Diem

Sem comentários:

Enviar um comentário